Para facilitar a sua vida, trazemos um resumo comparativo e os contratos dos principais planos de seguro viagem que são vendidos no Brasil:
Perguntas mais frequentes
O que é um seguro viagem?
É um seguro para acidentes pessoais, ocorridos durante uma viagem, que também possui um grupo de assistências integradas à apólice. Ou seja, além de garantir cobertura para morte acidental ou invalidez acidental, ele também presta alguns serviços, como por exemplo em relação ao extravio ou atraso de bagagem; acidente de automóvel que você eventualmente precise de atendimento médico e assistência jurídica; atendimento médico de urgência ou emergência; auxílio para a perda de documentos; entre outros serviços.
Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental ler os contratos do seguro viagem. Como eles não são regulamentados por lei no Brasil, isso faz com que sejam completamente diferentes entre si na abrangência da cobertura.
O que não é um seguro viagem?
Por conta disso, a maioria dos produtos vendidos no mercado não tem cobertura de preexistência. Eles fornecem atendimento médico apenas para acidentes pessoais, mas, dependendo do contrato assinado, alguns atendimentos médicos de urgência/emergência que sejam originados por uma doença súbita, eventualmente encontram cobertura.
Atualmente, apenas o contrato da OMINT – Premium Assistance – cobre doenças preexistentes que estejam estabilizadas por período superior aos últimos 120 dias anteriores a viagem.
O que é preexistência?
Há planos que definem a preexistência como doenças de origem conhecida ou não que, embora tenham evoluído na viagem, tenham sido “construídas” na pessoa antes do embarque. Portanto, infarto, câncer, AVC, apendicite e pedra no rim são consideradas preexistentes na grande maioria dos planos oferecidos.
Outras enfermidades crônicas conhecidas, como hipertensão e doenças coronarianas, além de outras que a pessoa já tivesse antes de sua viagem que, embora controlada, venha a apresentar um caso agudo durante a viagem, também são consideradas preexistentes.
A maioria dos planos não cobre doenças preexistentes.
Sou maior de 80 anos, como devo proceder?
Quais as coberturas mais usadas?
Dependendo do plano contratado, existe uma cobertura para atraso de bagagem que reembolsa despesas na compra de roupas e produtos de higiene quando a mala atrasa mais de 12h (o numero de horas varia conforme o contrato). O cliente faz a compra e leva a nota fiscal, através da qual ele será reembolsado no seu regresso. Para extravio, dependendo do plano contratado, existe um valor específico e é muito importante que a pessoa lesada receba o dinheiro.
É fundamental perceber que muitos planos, em casos de atraso e extravio, apenas ajudam quem foi lesado a reclamar da companhia aérea, enquanto outros planos fornecem uma indenização, que é liberada entre 12h e 36h, dependendo do plano. Portanto, além do dinheiro recebido pela companhia aérea, o cliente também recebe o do seguro.
O que é importante observar antes de comprar?
Também é importante se conhecer pra avaliar qual o melhor plano. Aqui oferecemos o OMINT Premium Assistance e o MAPFRE SegurViaje. Se você não se preocupa com preexistência, é jovem, e acredita que não sofrerá com uma crise de apendicite ou doença mais grave durante a viagem, por exemplo, pode optar pelo plano da MAPFRE sem medo do prejuízo na cobertura de preexistência. Caso você se preocupe com o aparecimento destas doenças, é melhor optar pelo seguro da OMINT.
É importante ressaltar que há limites de idade em todos os planos, então pessoas acima de 80 anos, na “Melhor Idade”, encontram dificuldades para encontrar um seguro que as garanta. Neste caso é importante conversar com o plano de saúde no Brasil e verificar se existe uma cobertura no exterior, o que pode ser uma solução alternativa ao seguro viagem.
Quais as melhores opções?
Estas são as duas melhores opções de seguro individual ou familiar do mercado. Mas, se você é uma empresa que deseja comprar um plano para os seus executivos que estão sempre em trânsito, além destas duas a AIG também é uma boa opção.
Quais os cuidados que devo ter na minha escolha?
Você também deve ficar atento ao fato de que o produto vinculado ao Tratado de Schengen, utilizado para entrar na Europa, oferece o mínimo de cobertura exigida. Isto não quer dizer que ele é o suficiente para pagar um atendimento médico longo ou um eventual CTI em um hospital de ponta na Europa.
Cada plano tem seus limites e uma eventualidade médica pode custar caro. Antes de comprar o seguro, tome este cuidado de avaliar que, em uma eventualidade, você poderá precisar de uma cobertura elevada. Não adianta contratar pelo preço, pois a cobertura será a menor possível e, na hora de utilizar o hospital, você pode ter uma grande decepção.
Como usar?
Em qualquer eventualidade dentro das coberturas contratadas, como perda, extravio, necessidade de advogados ou médicos, ligue para a central e peça auxílio. Aqui no site disponibilizamos os números do MAPFRE SegurViaje e do OMINT Premium Assistance. Na área de “Como usar o seguro viagem”, também oferecemos detalhes de utilização para cada cobertura.
Existe reembolso para utilização das coberturas do seguro (despesas médicas ou extravio de bagagem)?
Aqui no site, na área “Como usar o seguro viagem”, oferecemos detalhes de como usar cada cobertura do MAPFRE SegurViaje e do OMINT Premium Assistance.
Minha mala não chegou na esteira, e agora?
Caso a sua bagagem tenha sido realmente extraviada, conforme o plano escolhido (MAPFRE SegurViaje ou OMINT Premium Assistance), você terá cobertura dentro dos limites de tempo e valor do seu contrato.
Fiquei doente, e agora?

Se for uma emergência, como um desmaio, você ou um acompanhante devem entrar em contato com a central assim que for possível. Caso você já tenha sido removido para um hospital por conta de um acidente ou doença grave, e não possa ter contactado a central, seu acompanhante deverá entrar em contato, o mais brevemente possível, com a central para comunicar o ocorrido e saber como proceder.
Sofri um acidente, e agora?
Se for uma emergência, como um desmaio, você ou um acompanhante devem entrar em contato com a central assim que for possível. Caso você já tenha sido removido para um hospital por conta de um acidente ou doença grave, e não possa ter contactado a central, seu acompanhante deverá entrar em contato, o mais brevemente possível, com a central para comunicar o ocorrido e saber como proceder.
Vou fazer esportes radicais como neve, caça ou rafting. Meu seguro cobre?

Nenhum plano cobre a prática de esportes de forma profissional e em competição, bem como não cobre a pratica de ski fora de pistas regulares. O MAPFRE SegurViaje e o OMINT Premium Assistance cobrem os esportes de inverno de forma amadora em pistas regulares.
Estou grávida. Como proceder?
É importante que a grávida viaje atenta às exigências da companhia aérea para grávidas, e consulte orientação de seu médico sempre antes de viajar.
Tem alguma dica de viagem?
2. Jamais coloque todo o seu dinheiro no mesmo local. Divida o dinheiro em diferentes locais, seguros, sempre sob sua vigilância ou de seu acompanhante.
3. Tire, ainda no Brasil, uma xerox colorida da página principal de seu passaporte e do visto. Quando chegar ao hotel, guarde no cofre o dinheiro e o passaporte original. Ande sempre com a cópia do passaporte e do visto, bem como carregue apenas a quantidade de dinheiro necessário para aquele dia. O passaporte brasileiro é muito visado por bandidos e, se você perder o original, ficará complicado, pois terá que conseguir um passaporte temporário na embaixada brasileira para retornar ao nosso pais.
4. Não compre seguro viagem pelo menor preço ou como um brinde. Seguro viagem é coisa séria e você precisa comparar as coberturas e condições antes de comprar.